Oficinas

1.O Passo

Lila Santos


O Passo é um método de Educação Musical criado por Lucas Ciavatta em 1996 e, atualmente, utilizado no Brasil e no Exterior. 
O Passo surge em resposta ao processo altamente seletivo do acesso à prática musical tanto nos espaços acadêmicos quanto nos espaços populares. 

Sua maior inspiração veio da riqueza do fazer musical popular brasileiro, principalmente no que diz respeito à relação corpo e música no processo de aquisição do suingue. 

Baseado num andar específico e orientado por quatro pilares (corpo, representação, grupo e cultura), O Passo introduziu no ensino-aprendizagem de ritmo e som novos conceitos, como posição e espaço musical, e novas ferramentas, como o andar que dá nome ao método, notações orais e corporais e a Partitura d'O Passo. 

O Passo não trabalha visando este ou aquele tipo de realização. Ele trabalha com a construção de uma base, algo que traz inúmeras possibilidades e abre uma porta, não apenas para os ritmos e os sons, mas para a rítmica como um todo e para uma real aproximação com o universo sonoro. 






2.Atividades Musicais para Ed. Básica 

Clara Sousa


A oficina se propõe a explorar a realização de atividades musicais no contexto da educação básica. Através de estudos, reflexões e troca de experiências, o grupo irá conhecer diferentes propostas de atividades, e dialogar sobre as melhores formas de atingir os objetivos do ensino de música nesse contexto.









3.Ensino Coletivo de Instrumentos de Sopro e Percussão

Iuri Ozires


Os métodos de ensino coletivo de instrumento são uma ferramenta importante no processo de educação musical. Através deles, é possível trabalhar ao mesmo tempo com um grupo de naipes diferentes, de forma divertida e musical, acelerando o processo de apreensão dos conhecimentos. Essa oficina traz um pouco da experiência de 10 anos de trabalho com bandas de música, discorrendo sobre abordagens didáticas de métodos populares como o Da Capo e o Bandfolio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário